Chuchar o pãozinho
Benditos sejam os restaurantes que reservam um pão fofinho para limpar o prato
Pegar uma fatia de pão para limpar o prato é irresistível. Mas apesar desse hábito nos remeter quase sempre à culinária italiana, limpar o prato com uma fatia de pão é daqueles rituais costumeiros que acabam passando despercebidos no dia a dia.
E foi durante um jantar no Aiô, ali na Vila Mariana, que este texto tomou forma. A salada de tomates deles, que vem banhada em um molho feito de uma combinação de vinagre escuro, garum de cogumelos e chilli oil é tão saborosa, que não me importo nem um pouco em ficar limpando o prato na base da colherada.
O garçom vendo essa cena, e a minha expressão de deleite, logo me ofereceu uma porção de Buns fofinhos da casa, perfeitos para limpar o prato. Algo tão óbvio, tão esperado, que o meu espanto mesmo foi nunca ter pensado nisso antes.
Quando o assunto é couvert, a maionese e o vinagrete servidos de entrada no Ugue's, em Higienópolis, também estão entre as minhas favoritas. Mas cuidado para não queimar a largada fazendo um sanduíche ou limpando os potinhos com pedaços do pão francês crocante e fofinho, feito ali do lado, na Palácio dos Pães e Doces. Recomenda-se deixar um pouco de pão, e espaço no estômago, para a borbulhante e gratinada Berinjela à Parmegiana servida ali.
Outro lugar que vale muito a pena é o Boi na Brasa, ali no Centro Histórico, que serve uma cesta de três pães, porção de cebolete crocante, temperada com sal e zeite na medida certa, fazendo par com o vinagrete, devidamente acomodados em dois potinhos sedentos para serem chuchados.