Carne pra quê? Pt2: PFs da Santa Cecília e Vila Buarque
Os melhores PFs dos bairros da Santa Cecília e Vila Buarque, em São Paulo (SP), para vegetarianos e veganos
O almoço de quem não come carne nunca é algo simples. Tudo bem que hoje as opções de restaurantes veganos e vegetarianos são bem mais abundantes, mas tente ir de improviso em algum boteco ou restaurante do seu bairro sem uma consulta prévia ao cardápio, e testemunhe a sua pergunta sobre “opções vegetarianas” vir com respostas acompanhadas de saladas, pratos com queijo ou alguma massa ao sugo.
Às vezes, nem o arroz e feijão salvam a fome, pois esse último pode vir temperado com bacon.
Este conteúdo faz parte do plano gratuito do Coifa, onde o assinante recebe 2 textos por mês (textos, listas ou guias) em sua caixa de entrada.
Gosta do conteúdo dessa publicação? Considere assinar o plano premium (R$10/mês ou R$110/ano) e você terá direito a:
Guia Coifa: dicas semanais de lugares para comer e beber em SP e arredores
Mexidão Coifa: apanhado de referências gastronômicas comentadas
Lista de compras: uma seleção de produtos com a nossa curadoria
Histórias de cozinha: textos de memórias gastronômicas
Carne Pra Quê?: nosso guia onde investigamos os cardápios dos restaurantes em busca de opções vegetarianas e veganas
Aqui em casa, somos um casal que não come carne há anos, mas adora um boteco e um bom PF. O problema é que nesses lugares não é fácil encontrar boas opções para vegetarianos ou veganos. Aí veio a ideia de juntar nossa fome por um bom prato de arroz com feijão com a vontade de ajudar outros veggies a comer bem pelos lados da Santa Cecília e Vila Buarque, aqui na cidade de São Paulo (SP).
Em nossa saga, que durou mais de um mês, comemos dezenas de berinjelas à parmegiana, saladas e arrozes com feijão para fazer um top 3 de PFs sem carne, além de dar dicas de outros botecos que valem à pena experimentar. Uma curiosidade: descobrimos que na região os botecos não colocam bacon, paio ou outra carne no feijão \o/.
TOP 3
1 - Pike Bar e Lanches
É o melhor PF para vegetarianos e veganos que a gente experimentou aqui no bairro. Tem uma seção no cardápio só de pratos vegetarianos, com berinjela à parmegiana, berinjela à milanesa e PF de ovo frito, além de omelete de legumes. A berinjela está sempre sequinha, sem acidez e bem temperada.
Na versão à milanesa vem com arroz, feijão, vinagrete e fritas ou salada. Na versão à parmegiana acompanha arroz e fritas. A pimentinha também é deliciosa e dá aquela complementada na refeição. Dois detalhes fazem desse lugar ainda melhor: o tamanho dos pratos não é exagerado, serve bem uma pessoa, sem desperdício; o preço é muito bom, justíssimo, tornando este o PF com melhor custo-benefício.
Endereço: R. Dr. Cesário Mota Júnior, 240 - Vila Buarque
2 - Ugue’s Lanchonete
Nosso segundo melhor PF é dessa lanchonete Tradicional na região, que está na Vila Buarque desde 1968. Os pratos são muito bem servidos e ainda acompanham o couvert de pão francês com maionese e vinagrete. E aí temos uma polêmica, porque o couvert é muito bom, mas enche o estômago e quando chega o pratão de berinjela à parmegiana já não existe muito espaço para ela.
Mas o importante mesmo é que a berinjela é incrível, não é ácida, o molho de tomate é muito bem feito, vem em uma cumbuca, gratinada. O arroz com feijão e as fritas também não têm defeito. Para os vegetarianos ainda é possível experimentar a omelete (só peça sem o presunto). Um porém do Ugue’s são as saladas. A completa é muito cara, quase o preço da parmegiana, e a de legumes, que é um pouco mais em conta, é bem pequena e não vale à pena.
Endereço: R. Marquês de Itu, 1018 - Vila Buarque
3 - Bar e Lanches J. Vitor e Juliana
Esse boteco não tem nem letreiro com nome na fachada, mas também não é difícil de encontrar: é só achar um restaurante cinza e que está sempre cheio. E não é à toa que as mesas estejam sempre ocupadas, a comida é muito boa e o preço é ótimo. Para os vegetarianos tem opção de omelete com queijo e a berinjela parmegiana. Para os veganos, parece não ter nada no cardápio, mas dá pra pedir a saladona com legumes, arroz e feijão. E olha, a salada é a melhor de todas que experimentamos.
Além do tradicional alface, cebola e tomate, também tem agrião <3, cenoura ralada e cozida, beterraba, repolho e ervilha (faltou só o milho). O arroz e o feijão são bem temperados e não vem em quantidade exagerada, é suficiente para uma pessoa que come bem, sem desperdício. A berinjela parmegiana é bem crocante e saborosa, só não vem com tanto queijo assim e o molho é um pouco aguado. E ainda tem duas boas surpresas. De todos lugares que fomos, é o único em que a berinjela parmegiana vem acompanhada também de feijão (além do arroz e batata frita) e também em que o garçom traz uma farofinha. Uma pena é a pimenta, que é caseira, mas poderia ser mais potente.
Endereço: R. Dr. Cesário Mota Júnior, 288 - Vila Buarque
TAMBÉM VALEM À PENA
Boteco do Gois
O Boteco do Gois é pioneiro em ter comida de boteco vegetariana e vegana. Lembro que lá pra 2017 ele já tinha um cardápio inteiro só para quem não come carne. O menu é extenso, tem desde lanches com hambúrguer de soja, lentilha, quinoa ou feijoada até pratos como jaca louca, feijoada e tirinhas de soja.
Os preços são muito bons e os pratos são bem grandes, dependendo servem até duas pessoas. Um porém é que acho as comidas do Gois muito gordurosas e o arroz e feijão com muito alho. O feijão, inclusive, é de caldo bem grosso, o que agrada algumas pessoas, mas não é meu favorito. Apesar desses detalhes, vale muito à pena só pela alegria de sentar num boteco e ter um cardápio todo vegetariano e vegano.
Endereço: R. das Palmeiras, 130 - Santa Cecilia
Old Gold
O boteco é mais famoso pelas rodas de choro à noite do que pelo almoço. O que é uma pena, porque os pratos do Old Gold são excelentes.
A berinjela à parmegiana é linda, com um ótimo molho e serve bem duas pessoas. O arroz e o feijão também são bem temperados, uma delícia. A salada é bem padrão, com aquele alface, tomate, cenoura, milho e ervilha e serve bem uma pessoa.
Endereço: R. Frederico Abranches, 417 - Santa Cecília
Puerta del Sol
O que nos chamou a atenção nesse lugar foi a pimenta, que é linda. Depois, que a salada simples, aquela que acompanha os pratos, vem com beterraba. E não nos arrependemos de sentar nesse boteco. Além dessa salada simples, dá pra pedir também a completa, que é bem no padrão (alface, tomate, cenoura, beterraba, palmito e azeitona - também tem queijo, presunto e ovo, mas pedi sem).
O arroz e feijão são muito bem temperados e o omelete é muito saboroso. E tudo fica ainda melhor com a pimentinha, que é espetacular. Ela vem num pote cheio de pedaços de pimenta, condimentos e algumas azeitonas, que dão um gosto especial para o tempero. Só por essa pimenta já vale a visita
Endereço: Rua General Jardim, 432 - Vila Buarque
Jhony’s Bar e Restaurante
Tem 4 unidades na região. É famoso pelo bife à parmegiana, mas tem também uma berinjela à parmegiana. Apesar de bem servida, a berinjela é bem irregular. Tem dias que está boa, em outros, vem um pouco dura. O molho também não é dos melhores, a cor é estranha, meio laranja, e não é saboroso.
Pedir a omelete é mais garantido e vem com arroz à grega e fritas de acompanhamento. Para os veganos, a salada mista com palmito tem preço justo e é bem honesta. O arroz e o feijão são bem temperados e a pimenta da casa é show.
Endereços:
R. Canuto do Val, 241 - Vila Buarque
R. Canuto do Val, 145 - Vila Buarque
R. Canuto do Val, 20 - Vila Buarque
R. Dona Veridiana, 106 - Vila Buarque
JBR e Nova Barão
Não tenho nenhuma prova disso, mas desconfio que a JBR e a Nova Barão são dos mesmos donos do Jhony’s. Por que acho isso: os itens do cardápio e os preços são quase idênticos. E os pratos são tão bem parecidos. Assim, vale pra eles o que falamos do Jhony’s.
JBR Restaurante: Largo Santa Cecília, 129 - Santa Cecilia
Lanchonete Nova Barão: R. Jaguaribe, 708 - Santa Cecilia
King Cabral
É a maior berinjela à parmegiana de todas. Sério, daquelas de rir de nervoso quando chega na mesa, alimentaria 3 pessoas facilmente, quiçá até 4. Porém, o molho é muito doce e a berinjela estava dura em algumas partes.
Mas as fritas, o arroz e o feijão não têm defeitos. A salada completa é do tamanho ideal - não é exagerada, mas é suficiente. Não experimentamos as omeletes, mas dei uma olhada na mesa do lado e parecia grande e bem finalizada.
Baita curadoria de PF da Sta Cecilia!!!