Carne pra quê?
Um pequeno guia de bons lugares para se comer excelentes pratos veganos e vegetarianos na cidade de São Paulo (SP).
Foi durante um almoço da firma, há uns sete anos, que um colega mais perspicaz notou que já fazia alguns meses que eu não colocava mais carnes nas minhas refeições. Estavam lá o arroz, o feijão represado em uma pequena barragem feita de farofa, e qualquer outra proteína que não fosse carne.
O motivo de tamanho estranhamento era justificado. Não fazia nem um ano, estavam eu, meus irmãos e amigos em uma turnê um tanto quanto inusitada: uma barraquinha de hambúrguer que levava cerveja na receita. Era o Birrinhas, que nasceu site, ensaiou virar podcast, e no fim das contas, acabou conquistando as principais feirinhas gastronômicas da capital paulista.
Acredito que o fato de preparar e grelhar mais de 400 hambúrgueres todo fim de semana e o desejo de ter uma alimentação mais saudável me levou naturalmente ao vegetarianismo. Primeiro fiquei uma semana sem beliscar um filezinho. Aí se passou um mês, depois outro, e quando percebi já estava há uns 5 meses de boas, me alimentando bem e sem cair na tentação de um bife de frango empanado, salpicado com gotas de limão.
A primeira coisa que aprendi foi a me virar com o que havia nos “quilos perto do trabalho” e nos churrascos. Depois, foi a vez de revisitar a minha lista de restaurantes preferidos aqui da capital paulista atrás de opções vegetarianas. Nas cantinas o desafio foi mais fácil. Uma salada da casa acompanhado de uma belíssima massa ao sugo já resolvia o problema. Nem perdia tempo deslizando o dedo no app de comida e já corria logo pedir na Cantina Gigio ou Trattoria do Sargento.
Quando chegou a vez dos lanches, o desafio foi encontrar um que fosse farto e com um hambúrguer consistente, de preferência feito na casa. Se esse for o seu caso, eu recomendo o X-Salada Vegetariano do Osnir Hamburguer, um clássico da Zona Sul. Se você pedir extra de mussarela e palmito, fica uma coisa de outro mundo.
Agora, para quem curte as famosas calotas de pão prensadas (um clássico do interior de São Paulo), a única opção possível é o São Carlos Lanches, no bairro da Vila Mariana. O meu favorito é o X Acebolado vegetariano: versão grande quando a fome é absurda (ele serve duas pessoas, tá?) ou versão pequena acompanhada de tubaína quando a fome é moderada. Maionese verde acompanha, sempre!
Mas, e quem não come carne e nem queijo? Aqui em casa, minha esposa é vegetariana e tem intolerância à lactose, então acabamos cozinhando muito ou indo atrás de boas opções veganas pela cidade. Aí, se você não tem a sorte de morar em um grande centro onde a demanda é maior e as opções fartas, sabe bem o quanto é difícil achar um bom restaurante que não sirva só salada e falafel.
Aqui em São Paulo, as opções de restaurantes com cozinha 100% vegetal aumentaram muito nos últimos anos. E tem pra todo mundo, viu? Restaurante chique e caro, lanchonetes de bairro, quilões onde se come à vontade e botecos com PFs bons e baratos.
Para evitar que você tropece em uma chinela de PTS (proteína texturizada de soja) ou enjoe de tanto comer tofu e falafel, a lista abaixo vai te ajudar bastante. Nela tem restaurantes, pizzarias, botecos e PFs do Centro, Zonas Sul e Oeste da cidade de São Paulo. Todos devidamente testados, degustados e aprovados. Aproveite!
Centro
Subte Vegan
Tipo: Vegano
Endereço: Rua 24 De Maio 188, Mezanino, loja 7 - República
Delivery: Próprio
Alguns pratos variam diariamente, mas outros são fixos no cardápio - como os PFs e as massas. Também tem pratos raw e sobremesas.
Boteco do Góis
Tipo: Vegetariano e vegano
Endereço: R. das Palmeiras, 130 - Santa Cecilia
Delivery: iFood
Boteco com PFs tradicionais nas versões vegetarianas ou veganas, como parmegiana e comercial de bife de soja. Também tem lanches e hambúrgueres, tudo por um preço bem justo.
Green Kitchen
Tipo: Vegano
Endereço: Av. Vieira de Carvalho, 99 - República
Delivery: iFood
O restaurante fica dentro de um hotel e, por isso, serve do café da manhã ao jantar. O preço é um pouco salgado, mas os pratos são muito caprichados. Também tem uma unidade em Perdizes que funciona só como delivery e take away
Pratada!
Tipo: Vegano
Endereço: Rua Gen. Jardim, 160 - Vila Buarque
Delivery: Próprio
Os pratos variam diariamente e tem um preço muito bom. São todos bem servidos e vêm com um copo de chá e uma sobremesa. Aos sábados também têm menu com uma entrada.
Gulab Hari
Tipo: Vegetariano e vegano
Endereço: R. Antônio Carlos, 435 - Consolação
Delivery: Próprio
Restaurante de inspiração indiana, tem pratos que mudam todos os dias. O menu vem com sobremesa e suco e é muito bem servido. Costuma ter fila e fecha às terças.
Japa Vegana
Tipo: Vegano
Endereço: só delivery
Delivery: iFood, Próprio, Veggi
Sushis e pratos quentes japoneses na versão vegana. Surpreende o sushirrito, mistura de sushi com burrito que vale por uma refeição.
Lótus
Tipo: Vegetariano e vegano
Endereço: R. Brg. Tobias, 420 - Santa Ifigênia
Delivery: Próprio
Buffet livre ou por quilo com pratos brasileiros e chineses, tudo muito saboroso. No primeiro andar também serve lanches.
Um Sonho de Coxinha
Tipo: Vegano
Endereço: apenas delivery
Delivery: iFood
Salgaderia vegana com diversos sabores de coxinhas, risoles e pasteis plant based.
Restaurante 31
Tipo: Vegetariano e vegano
Endereço: R. Rego Freitas, 301 - República
Alta gastronomia vegana, serve menu executivo no almoço de segunda a sexta. Nos outros horários, tem um menu degustação, que pode ser vegetariano ou vegano.
Zona Sul
Lagoa Tropical
Tipo: Vegetariano e vegano
Endereço: R. Borges Lagoa, 406 - Vila Clementino
Delivery: iFood
Buffet à vontade com opções veganas, o destaque são as massas. Fica bem cheio e com fila aos finais de semana.
Recanto Vegetariano
Tipo: Vegetariano e vegano
Endereço: R. Flórida, 1442 - Cidade Monções
Delivery: iFood
Buffet à vontade na região da Berrini. Destaque para as verduras, que são orgânicas e vêm do sítio dos donos.
Garam Massala
Tipo: Vegetariano e vegano
Endereço: Rua Fidêncio Ramos, 39 - Vila Olímpia
Restaurante de inspiração indiana, o menu varia diariamente. O prato principal sempre vem acompanhado de suco e sobremesa.
Flora Comida Vegetariana
Tipo: Vegetariano e vegano
Endereço: Av. Jabaquara, 1126 - Saúde
Comida chinesa em versões vegetarianas e veganas. O buffet é livre ou por quilo, em qualquer uma das versões têm uma deliciosa sopa inclusa.
Prime Dog
Tipo: Vegetariano e vegano
Endereço: Rua Vergueiro, 1960 - Vila Mariana
Delivery: iFood
Tem o melhor cachorro quente vegetariano e vegano de São Paulo. Também serve outros lanches e hambúrgueres. Possui uma outra unidade na Faria Lima e também faz delivery em São Bernardo e na Mooca.
Time to Vegan Food
Tipo: Vegano
Endereço: apenas delivery
Delivery: iFood
Pizzaria vegana com massa de qualidade e queijo vegano saboroso (o que é muito difícil).
Salad Days
Tipo: Vegano
Endereço: R. Arujá, 57 - Paraíso
Delivery: Próprio
Pratos e lanches veganos com muito sabor. Também servem doces e fazem eventos.
Zona Oeste
Vegan&co
Tipo: Vegano
Endereço: R. Miragaia, 462 - Butantã
Delivery: iFood
Pratos para comer na hora e também congelados. Também servem lanches e salgados.
Quincho
Tipo: Vegetariano e vegano
Endereço: R. Mourato Coelho, 1447 - Vila Madalena
Delivery: Próprio
Cozinha caprichada e bons drinks, em um ambiente bem descolado. Tem pratos surpreendentes, como o brócolis assado com creme de alho negro.
Purana
Tipo: Vegano
Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 840 - Pinheiros
Delivery: iFood
Restaurante da influencer Alana Rox, serve do café da manhã ao lanche da tarde. Além de ser vegano, o menu também é sem glúten.
Hitô Vegano
Tipo: Vegano
Endereço: Rua Tabapuã, 846 - Itaim Bibi
Delivery: iFood
Sushis em versão vegana, muito bem feitos e saborosos. O preço é um pouco mais alto, mas vale para uma refeição especial.
Pizza Youth Vegan
Tipo: Vegano
Endereço: R. Dona Germaine Burchard, 374 - Água Branca
Delivery: Próprio
Pizza vegana excelente, com um bom queijo vegano. Também tem uma unidade no Brooklyn que só faz delivery.
Padoca Vegan
Tipo: Vegano
Endereço: Rua Harmonia, 1275 - Sumarezinho
Delivery: Próprio
Tem todas as comidas típicas de padarias, como donuts, salgados e lanches na versão vegana. O calabresito, um enrolado de calabresa de feijão, vale muito à pena. Também tem pratos no almoço e aos finais de semana serve um brunch.
O Coifa é um boletim com histórias de cozinha. Curtiu o Coifa? Assine e indique pros amigos :)
SERVIÇO PÚBLICO QUE CHAMA
Caramba, Cirilo! Não sabia que vc era vegetariano. Muito legal o seu relato. Fiquei com muita vontade de comer esses lanches aí.