Coifa

Coifa

Share this post

Coifa
Coifa
Molho de tomate

Molho de tomate

Todo mundo tem aquele molho de tomate favorito guardado na memória

Avatar de Cirilo Dias
Cirilo Dias
jul 09, 2024
∙ Pago
5

Share this post

Coifa
Coifa
Molho de tomate
2
1
Partilhar

Minha avó sempre foi uma cozinheira de mão cheia. Quando orquestrava os almoços de domingo da família, quem quisesse acompanhar de perto o preparo das macarronadas precisava respeitar as ordens da Vó Mathilde.

Dependendo da idade do neto, ela deixava apenas carregar os tomates, alhos e cebolas de uma bancada para a outra. Quando tinha óleo quente na cozinha, a alegria da molecada era jogar o fósforo na panela e aguardar ele aquecer até acender, anunciando a temperatura certa da fritura.

(Uma versão adaptada da receita da Dona Mathilde, com tomates pedaçudos, mas com a mesma base de refogado. Foto: Arquivo Pessoal)

Quando me foi permitido pilotar o fogão, passei a replicar essa receita em casa com frequência e não tinha nada de complicada: molho de tomate de latinha, muito alho, cebola, azeite, sal e uma pitada de açúcar (pra tirar a acidez do molho). O preparo, esse sim, tinha um segredo que era fritar o alho primeiro, cortado em pequenos quadradinhos, e deixar eles ficarem bem bronzeados. Somente depois você acrescentava a cebola.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Cirilo Dias
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar