Existem algumas receitas que somente as avós conseguem executar com um nível de perfeição inexplicável. Do mais simples bolo de cenoura até os mais complexos suspiros com aquela raspinha de limão, são infinitas as gostosuras que as avós fazem com um “toque especial", e sem olhar a receita.
Se a receita envolve fritura, então, a vó é mestre. Medidas, pra quê? É tudo de olho. Temperatura do óleo? Joga um fósforo na panela, e quando ele pegar fogo, está pronto pra fritar!
Das poucas memórias que tenho da Dona Cesarina, minha avó paterna, uma que ficou marcada foi a do pão de banha de porco que ela preparava para recepcionar os quatro netos, em Penápolis (SP).
O ritual era sempre o mesmo: a gente besuntava o pão com muita margarina, deixava a vó dar aquela fritadinha na frigideira, mergulhava a fatia na caneca de café quentinho, e depois bebia aquela gororoba cheia de gordura, pão e açúcar. Até hoje eu lembro dela toda vez que vejo “Pão de Banha de Porco” vendendo em Graals e Pamonharias de beira de rodovia.
Agora, a Dona Matilde, minha avó materna, era mestre em fritar praticamente tudo. Mas nada supera a sua maior especialidade: os bolinhos de chuva. Não importava o dia, a hora ou o momento, se você pensava em comer bolinho de chuva, Dona Matilde já estava voltando da cozinha, arrastando as chinelas, com uma baciada de bolinhos recheados com banana ou goiabada. Até hoje não encontrei aqui em São Paulo um lugar que faça ou venda os bolinhos.
Outra receita que guardo com muito carinho na memória é o bife à milanesa da Obatian. Não lembro ao certo se ela empanava os filés na farinha de tempurá e depois na farinha de panko, só sei que foi um dos melhores filés à milanesa que já comi.
Lembro que a primeira vez que fui almoçar lá, até tentei controlar o meu ímpeto de glutão. Fiz um prato bem equilibrado com oniguiris, tamagoyakis, uma outra conserva e um filezão de frango à milanesa, tão crocante e gostoso que todo o meu comedimento se desfez na primeira garfada. Nos almoço seguintes, Obatian sempre deixava o maior filé à milanesa reservado pra mim. “Come mais, você é grande” era o seu argumento. Nunca recusei. Impressionante que até jiló frito ficava gostoso quando ela preparava.
Se você buscar aí bem no fundo da memória, pode ter certeza que você vai se lembrar de alguma fritura tão crocante e saborosa que somente a sua avó sabe fazer.
Bom, para você não ficar aí salivando pensando nas mais diversas frituras, separei abaixo uma lista bem crocante que você encontra aqui na cidade de São Paulo. Para você matar a vontade de frituras, especialmente de milanesas.
File à cubana do Jhony’s Bar e Restaurante
Filé de carne empanado, abacaxi empanado, palmito empanado e banana empanada. Tudo devidamente equilibrado numa cama de arroz e legumes cozidos. Tem como não salivar com essa obra-prima do Jhony's?
Johny's Bar e Restaurante - R. Canuto do Val, 241 - Vila Buarque, São Paulo - SP
Schnitzel da Ici Brasserie
Vale-refeição caiu e você está procurando algum lugar para fazer aquele almoço “hoje tô rico?”. Se você trabalha próximo a uma Ici Brasserie, já sai mais cedo pra pegar lugar e descolar esse suculento e crocante Schinzel de porco com salada de batata.
ICI Brasserie - Jardins, Shopping Jk Iguatemi e Shopping Villa Lobos
Milanesa Napolitana do Fuego Celeste
Essa iguaria uruguaia é composta por dois bifões super crocantes com presunto, muito queijo e fatias finas de pimentão vermelho. Se sobrar espaço aí no seu bucho, pode pedir fritas pra acompanhar.
Fuego Celeste - Duas unidades: Rua Joaquim Távora, 1068, Vila Mariana e Avenida Jacutinga, 365, Moema.
Tonkatsu do Ajissai
Costeleta de porco temperadinha, empanada e frita, que chega a derreter na boca de tão gostosa. Se não bastasse esse maravilhoso Tonkatsu da foto, o Ajissai também tem uma seleção de frutos do mar à milanesa.
Restaurante Ajissai - Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 372 - Vila Mariana.
Tonkatsu da Sozai Deli
Acordou tarde no sabadão e está em dúvida do que comer no almoço? Dá um pulo na Sozai Deli, namore bem a vitrine recheada de delícias salgadas e não deixe de levar o Tonkatsu pra casa. Aproveita também e leva os croquetes de milho deles, você não vai se arrepender.
Sozai Deli - Travessa Umberto Bignardi, 7 - Casa 1 - Paraíso.
Berinjela à milanesa do Boteco do Góis
Um dos meu locais preferidos do centro de São Paulo, o Boteco do Góis consegue preparar pratos veganos e vegetarianos saborosos e com preço justo. Essa berinjela à milanesa alimenta duas pessoas fácil, fácil.
Boteco do Góis - R. das Palmeiras, 130 - Santa Cecilia.
O Coifa é um boletim com histórias de cozinha. Curtiu o Coifa? Assine e indique pros amigos :)