Comida refrescante
Neste calor infernal, nada melhor do que um prato bem saboroso, cheiroso e refrescante para dar um alívio na digestão
Agora que o caldo entornou e o calor escaldante vem se mostrando cada vez mais frequente, almoçar e jantar fora de casa sem correr o risco da comida cair pesadona no estômago é um baita desafio.
Sem contar o martírio para quem já voltou ao trabalho presencial. Enquanto metade da turma discute se vai se refugiar no ar condicionado de algum shopping, a temperatura lá fora vai subindo, assim como o risco de você assar lentamente na rua a caminho de um PF abafado.
🛒 Se você curte o trabalho do Coifa, considere se tornar um assinante pago. Por apenas R$10 por mês você terá acesso exclusivo aos guias (por enquanto tá de graça, ok?), lista de compras e outros conteúdos. 🛒
Em dias assim, o segredo é ter na manga alguns lugares que servem aquele prato refrescante, saboroso, cheiroso, que espanta o calor assim que ele chega na mesa. Quando trabalhei ali nos arredores da Rua Cônego Eugênio Leite, em Pinheiros, a salvação era o El Guatón, que ficava há uma quadra da firma, na rua Rua Artur de Azevedo, 906.
Combinar o levantamento sincronizado da cadeira ao meio dia era o segredo para pegar um lugar na área externa, e antes mesmo de escolher o prato principal, uma refrescante Salada Chilena (tomate, cebola e coentro), já estava a caminho da mesa.
Próximo dali, em Perdizes, o Restaurante Lima Perú Fusion, na rua Dr. Cândido Espinheira, 445, já me salvou em um sábado calorento, enquanto procurava casa para alugar no bairro. A jarra de chicha morada trincando de gelada, acompanhada de um Ceviche Vegetariano feito de cogumelos frescos defumados no wok, abobrinha, palmitos e cebola, tudo curtido com suco de limão, acompanhado de batata cozida e batata doce, além de encher bem a barriga, recarregou as energias para seguir subindo e descendo as ladeiras “suaves” da região.
Aqui pelos lados de casa, no bairro de Mirandópolis, é impossível não lembrar do Omoide Sakaba (Izakaya na Rua Luís Góis, 1574) quando o assunto é comida refrescante. Logo ao entrar, impossível não reparar na montanha de Potemayo que fica na estufa no balcão. Geladinha, pedaçuda e cremosa, ela cai perfeitamente acompanhada das inúmeras porções do cardápio. Se o horário permitir, já pede aquele saquê gelado que a carta dali é de respeito
Ainda na zona sul, mais para os lados de Santo Amaro, o EL Maripili Bar Lanchonete e Charutaria (Rua Alexandre Dumas, 1152), é o lugar perfeito para ir na maldade, preparado para petiscar algumas tapas, molhar a palavra com sangria trincando acompanhada de um gaspacho.
Está pelos lados da Liberdade, bateu aquela vontade de comer um lámen mas o calor está te inibindo? São vários os restaurantes que servem ele gelado ali na região, mas o Hiyashi Chuka Ramen do Mugui (Rua da Glória, 111), é o meu preferido. É só entrar no predinho em busca da sala 11, sentar no balcão e comer o seu lámen geladinho.
E pra finalizar, nesse calorão, não há quem resista a um happy hour durante a semana, né? Se o seu passou um pouco da conta, já deixa na sua geladeira um Tomate Marinado do Barskiy Dom, restaurante russo que fica na Rua Apeninos, 681, Aclimação. De acordo com a descrição do cardápio, ele “estimula o apetite e até cura sensação de ressaca”.
O Coifa é um boletim com histórias de cozinha. Curtiu o Coifa? Assine e indique pros amigos :)