Come à vonts
Situado entre o PF e o almoço caro do mês, o "come á vonts" é uma instituição presente no dia a dia do trabalhador
Independente de você trabalhar de casa, no atual “esquema híbrido" ou presencialmente, a correria do dia a dia pode acabar roubando o prazer de aproveitar plenamente uma refeição.
Não à toa, elevamos a categoria de heróis aqueles que postam orgulhosamente fotos de suas coloridas e organizadas marmitas para a semana inteira, ou nos surpreendemos com aquele colega que monta o prato “orgulho da OMS", equilibrando cores e sabores, não importa se o quilo é humilde ou chique.
Mas, vamos falar aqui hoje do “come à vonts”, uma instituição presente em toda e qualquer cidade, onde você paga um valor fixo para se empanturrar de comida à vontade e resgatar o prazer de comer bem. Aqui na cidade de São Paulo, ele costuma estar presente próximo a escritórios de empresas, hospitais ou centro comerciais, aguardando pacientemente a sua visita, naquele momento em que você olha para o vale-refeição e diz “eu mereço, vou ser feliz”.
E há de se ter cuidado ao montar o prato no come à vonts, especialmente se esse não for dedicado a uma culinária específica. A quiche é sempre a porta de entrada para as massas, se ela que te convencer a entrar no seu prato, vem a turma toda: um teco de nhoque, garfadinha show de espaguete, e se tiver uma massa recheada, há se se erguer uma fronteira de farofa para que não aconteça uma guerra entre as culinárias dos países.
Mesmo estando há um bom tempo trabalhando de casa, com frequência aproveito o horário do almoço para deixar a louça de lado e me empanturrar no Lagoa Tropical, um dos meus “come à vonts” favoritos aqui da cidade de São Paulo. Mas vou deixar para falar dele mais abaixo, junto de outros que também têm um espaço reservado na agenda quando o orçamento permite.
Barakah - Cozinha Árabe
Conhecido carinhosamente como “arabe á vonts” pelos frequentadores, o Barakah tem duas bancadas gigantes repleta de comida. Não se deixe impactar com o tamanho da fila, que apesar de grande, anda rápido. A dica pra não passar perrengue é chegar cedo, pouco depois que ele abrir e quando as pastas ainda estão intactas e o pãozinho ainda quente.
Unidades:
Morumbi - R. Joerg Bruder, 159.
Granja Julieta - R. Booker Pittman, 35
Itaim - R. Clodomiro Amazonas, 65
Berrini - R. José Otaviano Soares, 45
Vila Olímpia - R. Elvira Ferraz, 175
Faria Lima - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1605
Lagoa Tropical
Sou suspeito para falar do Lago Tropical. Como sou vegetariano e já moro há uns 7 anos aqui na Vila Clementino, esse sempre salva o almoço quando a fome é muita. Muita opção de salada, massas e risotos sensacionais e uma sacana duma pizza que fica te espreitando. Se sobrar espaço, aproveite o buffet de sobremesa e as opções de suco do dia.
Endereço: R. Borges Lagoa, 406 - Vila Clementino
Nanako
O Nanako entra na categoria come à vonts chique e eventual. Afinal, não é todo dia que você vai aguentar comer tudo quanto é tipo de sushi, peixe assado, sashimi e outras frituras deliciosas à vontade. Mesmo quem não come carne consegue ir de boas, tamanha as opções de porções, conservas e outras opções vegetarianas.
Endereço: R. Nova York, 606 - Brooklin
Lotus - Restaurante Vegetariano
Ocupando quase todo o primeiro andar de um prédio antigo no centro da cidade, o Lótus oferece um suntuoso buffet que vai desde comida asiática até o clássico arroz e feijão. As frituras vão bagunçar seriamente a sua cabeça, tenha parcimônia.
Endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 420, Santa Ifigênia.
Recanto Vegetariano e Vegano
Esse vegetariano e vegano na região da Berrini é o paraíso para comer bem. Mesmo que você aí que come carne vai se empanturrar tanto com as lasanhas de queijo, panquecas de ricota e outras opções gratinadas no buffet. Suco e sobremesas também estão inclusos.
Endereço: Rua Flórida, 1442, Cidade Monções.
Di Paolo
Sabe aquele dia em que você já sai pra almoçar na maldade? O Di Paolo é o local perfeito para isso. A sequência de Galeto Al Primo Canto, especialidade da casa, te reserva o seguinte: sopa de capeletti, pão caseiro, galeto al primo canto, massas (spaghetti, talharim, nhoque, nero bianco, penne integral e nhoque), molhos (tradicional, tomate seco, funghi, quatro queijos, noccioli, pomodoro, manteiga e sálvia, bolonhese* e alho e óleo), polenta frita, polenta na chapa (brustolada), queijo à dorê, salada de batata com maionese, radicci com bacon, salada de folhas e sobremesas da casa. Vai encarar?
Unidades:
Vila Olímpia - Avenida dos Bandeirantes, 1663.
Pinheiros - Rua Morás, 53
Lar Center - Avenida Otto Baumgart, 500, loja 121 B.
O Coifa é um boletim com histórias de cozinha. Curtiu o Coifa? Assine e indique pros amigos :)
Caramba. Pegou pesadíssimo. Saudades Barakah </3