Bem servido
Todo mundo tem aquele lugar favorito onde o prato que serve duas pessoas vem com o dobro do prometido
🛒 Se você curte o trabalho do Coifa, considere assinar o Coifa por R$10,00 por mês. Você terá acesso exclusivo a todos os guias (por enquanto tá de graça, ok?), lista de compras, agenda e reportagens especiais. 🛒
Certo dia, eu e minha esposa decidimos ir jantar no Rong He, e mesmo sabendo que ali a fartura reina, pedimos uma entrada e uma sopa. Até hoje não esqueço a reação do garçom, que começou a dar risada ao servir uma montanha de guioza frito e uma piscina olímpica de sopa de milho enquanto o espanto tomava conta da gente.
Se por um lado você sai satisfeito e com marmita pra um mês, por outro fica o pensamento de que você poderia ter gastado bem menos e enchido a pança mesmo assim. O desafio é encontrar o equilíbrio perfeito, especialmente quando a mesa do restaurante ultrapassa mais de 6 cadeiras ocupadas.
E foi esse o caso na Via Castelli, o restaurante e pizzaria ali na R. Martinico Prado, 341, que ostenta uma bela jaqueira no salão que outrora foi quintal. Com um couvert bem servido de fatias graúdas de pão italiano, torradas com alho e antepastos, basta pedir dois pratos grandes (para duas pessoas) e todos saem de lá bem alimentados.
A minha dica é ir de nhoque de batata e penne, molho à sua escolha. Você pode até pedir a salada especial, mas vai sobrar comida.
Pouco distante dali, na Pompéia, uma tentativa frustrada de comer no Degas por conta de uma fila de espera de mais de uma hora, fez todo mundo migrar para a Lanchonete Souza, na Avenida Pompeia, 1115.
Como a turma estava faminta e disposta a “marmitar” sem peso na consciência, é preciso detalhar um pouco o pedido:
Porção de polenta: pareceu que ia sobrar, mas ela foi petiscada até o final;
Filé à Pompeia: o bifão empanado coberto com catupiry resistiu a repetição de pratos e foi pra fila da viagem;
File à Cubana: esse também fez o pessoal repetir e ainda sobrou. Também pudera, reunir filé empanado, palmito, ervilha, azeitona, bacons gigantes, banana empanado, presunto empanado e fritas num prato só, é pedir pra embrulhar pra levar pra casa;
Berinjela à Parmegiana: sendo o único vegetariano desse almoço, fui na porção individual. Mas as três fatias gordas e fritas de berinjela repousando no molho de tomate e coberta com muito catupiry seria capaz de alimentar umas três pessoas. Também virou marmita..
O saldo final dessa comilança foi pelo menos umas duas marmitas com carnes e berinjela e mais duas só de arroz.
Do outro lado da cidade, praticamente encostado no Shopping Metrô Santa Cruz, praticamente todos os PFs da região prometem e entregam pratos fartos para a clientela. Mas é nos arredores que um restaurante de comida mineira acaba com qualquer resto de expediente
É chegar no Graça Mineira (Rua Machado Bitencourt, 75), pedir o cardápio, que uma cachaça cortesia é servida geladinha. Enquanto isso, é impossível não se espantar com as porções gigantes de torresmo, frango à passarinho, pancetas, costelinhas, mandiocas e polentas fritas que vão desfilando pelo salão a caminho das mesas.
Mas um item do cardápio me chamou tanto a atenção, o Parmegiana de Palmito. E mesmo sabendo que ali tudo é exageradamente bem servido, resolvi encarar sozinho o prato.
Praticamente um pote inteiro de palmito, cortado em rodelas, com um molho de tomate pedaçudo do lado e um molho branco mais cobertura de catupiry lindamente gratinada. De acompanhamento, uma montanha de arroz ao lado de outra de batata canoa. Óbvio que sobrou e viajou pra casa.
Outro lugar que capricha no prato é o Reet Namastê. Recentemente abriu uma unidade deles aqui perto de casa, na R. Joaquim de Almeida, 524, encostado na Avenida José Maria Whitaker, a poucos metros do CASV (Centro de Atendimento ao Visto).
Em duas pessoas, apenas um PF do dia acompanhado de pão extra dá conta do recado. Se estiver em 4 ou mais pessoas, vale arriscar pedir um prato principal, pão extra e uma porção de entrada.
Ah, e se ainda estiver com fome, os dois textos abaixo também são dedicados aos lugares com pratos bem servidos. Aproveite ;)
O Coifa é um boletim com histórias de cozinha. Curtiu o Coifa? Assine e indique pros amigos :)